sexta-feira, 21 de março de 2008

Arte Marcial para animal irracional?

Um tabu que sempre ocorreu em relação às Artes Marciais: Reduto de pessoas violentas.

Está na manchete dos jornais: “Lutador de jiu-jitsu agride n pessoas em bar...”, aquele blábláblá que todo mundo está cansado de ler e ouvir.
Notícia como essa faz com que esse tabu se firme mais ainda... Sem comprovação alguma!

TODA Arte Marcial VERDADEIRA é baseada em princípios filosóficos (que incluem o famoso autocontrole).
E com o Taekwon-Do não é diferente. Explicarei sobre os 5 princípios filosóficos ensinados de forma direta e indireta ao aluno praticante desta ARTE MARCIAL.


1- Cortesia
O mais básico de todos. E talvez por isso o mais raro nesses tempos modernos.
Cortesia é dar bom-dia, boa-noite. É cumprimentar os colegas de Do Jang, não importando se é mais ou menos graduado. É direcionar aos mais velhos como Senhor ou Senhora. É dar seu lugar no ônibus aos idosos e gestantes.
Enfim, aplicação não é o que falta.

2-Integridade
A capacidade da pessoa distinguir o certo do errado, e trilhar o caminho correto de viver.
Integridade é devolver algum objeto perdido por alguém. É não colar em provas, e muito menos passar a cola. É não mentir (difícil, hein?). É não prejudicar os outros, para benefício próprio. Etc.

3-Perseverança
Uma das fortes qualidades (mas não exclusiva) do povo oriental.
Não desistir de um objetivo quando surgir um obstáculo. Quem nunca ouviu falar do ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura”?
Ver post “Perseverança”:
http://equipemocoitf.blogspot.com/2008/03/perseverana.html

4-Autocontrole
O que ilustra o início do texto. É ter o poder, ter a consciência do que é capaz de fazer, e ainda assim tomar uma postura neutra em uma situação estressante. É ter o controle sobre seu corpo e mente. Algo como “Quanto maior o poder, maior a responsabilidade”.

5-Espírito Indomável
Não fugir das adversidades. Ajudar alguém em desvantagem, sem temer o que acontecerá a si próprio. Aplicar a justiça quando houver injustiça.
Já assistiu “300”? Esse filme é a síntese desse princípio.

Através desses princípios, os alunos praticantes de Taekwon-Do tornam-se melhores seres humanos e espalham aos outros a maneira correta de viver, construindo um mundo melhor.

Portanto, não dê ouvidos às notícias sensacionalistas de violência causadas por praticantes de qualquer Arte Marcial. Nunca generalize uma Arte por causa de UMA pessoa.

Nenhum comentário: