sábado, 29 de março de 2008

Supere as dificuldades!!

Essa mensagem é para dar aquela lição de moral.
Pesquisando na net encontrei um vídeo de uma luta que aconteceu no Pride,mais exatamente dia 28/08/2002. Quem é fã de Pride sabe que falo de uma luta inesquecível:
Bob Sapp X Minotauro.
E o quê tem demais nessa luta? Veja:


Quando todos imaginavam uma vitória esmagadora de Sapp,um monstro quase literalmente falando, eis que Minotauro o finaliza com uma chave de braço:



O que eu quero dizer com tudo isso? Que nunca superstime (ou subestime) o oponente. Esteja preparado para tudo. Dê seu melhor numa luta.

Dê seu melhor na vida.

Obs: EU tenho 2,05m. heheheh

Qual é exatamente o significado do TaeKwon-Do?

E aê galera aqui é o Guilherme Dantas;estou aqui para dar um apoio nas postagens do Blog,bom para começar vou dar uma forcinha para as pessoas assim como eu inicíante na arte.
Para começar vamos falar de um tema que parece símples mas de um certo ponto de vista não é.

O que é exatamente TaeKwon-Do?

Para simplificar TaeKwon-Do é uma versão de combate desarmado desenvolvido com a finalidade de autodefesa. Entretanto, é mais do que apenas isto.
É o uso científico do corpo em um método de autodefesa; um corpo que tenha atingido o máximo de suas habilidades com um intenso treinamento físico e mental.
É uma arte marcial que não tem igual em poder ou técnica. Embora seja uma arte marcial, sua disciplina, técnica e treinamento mental são a base para construir um forte senso de justiça, coragem, humildade e determinação. É este condicionamento mental que separa o verdadeiro praticante do exibicionista, satisfeito com dominar somente os aspectos de luta da arte.Esta é uma das razões para que o TaeKwon-Do seja chamado de arte de autodefesa.


(fonte:http://fbt.org.br/)

'Mas na minha opinião o TaeKwon-Do não se resume só em palavras e sim um modo de vida'.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Aprenda com o Mestre.

Caso tenha alguma dúvida como é feita a base Guburyo (Guburyo Sogi), pergunte ao Mestre. hehehe


quinta-feira, 27 de março de 2008

Cronologia Taekwon-Do: Raízes até dias atuais.

1909: Coréia sofre um opressivo domínio japonês, se instalando na península coreana.

1918: (09 de novembro) – Nasce Choi Hong Hi (criador do Taekwon-Do) em Miong Chong, uma das mais rústicas regiões da Coréia do Norte.

1930 : Aos 12 anos foi expulso da escola, por fazer parte de um grupo agitador que protestava contra as autoridades japonesas que dominavam a Coréia.

1933 : Com 15 anos, começa a praticar Taek Kyon, uma antiga arte marcial coreana, que baseava suas técnicas nos golpes e defesas de pernas. Aprendeu com seu mestre de caligrafia (Han Il Dong), que fora um exímio praticante desta arte.

Choi em sua juventude foi um rapaz franzino e doente, contudo, seu encontro com Han Il Dong e seus ensinamentos de Taek Kyon o endureceram e acentuaram seu forte caráter, dando um rumo à sua vida.

1937: Choi foi enviado a Kyoto, Japão, para estudar. Ali, começou a praticar Karatê, formando-se II Dan. Com o início da Segunda Guerra Mundial, alistou-se no Exército japonês, sendo condenado à prisão devido a seu ativismo no movimento de independência Kwan Ju. Preso, começou a praticar uma arte marcial em que se combinavam técnicas de Karatê e Taek Kyon. Logo, toda a prisão, incluindo os guardas, começou a imitar Choi.

1945: (18 de agosto) Era a data de sua sentença de morte: devia ser enforcado. Quinze dias antes, terminou a guerra e com ela, a opressão japonesa sobre a Coréia, salvando assim a sua vida. Ainda não havia chegado sua hora.

1946: (15 de janeiro) Depois da guerra, as novas Forças Armadas da República da Coréia foram organizadas e Choi recrutado como segundo Tenente no 4º Regimento de Infantaria da Província de Kwangju Cholla Nawdo do novo Exército coreano. Estabelecia assim, um lugar onde praticar essa combinação de Karatê e Taek Kyon denominada Chan Hun por ele mesmo.

1949 : Passou a coronel e a difundir seu estilo não só entre as tropas de seu país, mas também entre tropas norte americanas que haviam no local.

1950: (25 de junho): Ao terminar a guerra, haviam se formado mais de 40 grupos diferentes na região. Neste ano estoura a guerra entre as Coréias, separadas pelo paralelo 38, e é nela que Choi alcançará o posto de general no mesmo campo de batalha, no comando da 5º divisão.

1953: É colocado a seu cargo a 29º Divisão de Infantaria. Esta se converterá na ponta de lança do que seria o Taekwon-Do no Exército.

1954 : No final deste ano, o Gal. Choi havia terminado a criação de uma nova arte marcial para Coréia.

1955: Por fim, reconhece-se na Coréia o “Taekwon-Do” como disciplina marcial. Choi utilizou uma descrição um tanto militar para definir esta arte: “O Taekwon-Do é técnica e espírito, e para conseguir esta combinação, o praticante deve ser soldado intelectual, dotado de excelentes técnicas e nobres ideais, e sobre todas as coisas, respeitar seus superiores. Nisso somos muito rígidos”. E acrescentava que “em cada lugar onde se pratica, em cada esquina, em cada “dojang”, a técnica é sempre a mesma.” Fazia referência ao Karatê que tem centenas de estilos.

1959: Choi foi nomeado Presidente da Associação Coreana de Taekwon-Do e Comandante do 2º Exército de Tae Gu.

Nesse mesmo ano, Choi foi para reserva como General de duas estrelas e nomeado Embaixador no Leste Europeu, desenvolvendo suas tarefas também em Singapura e Malásia.

1960: Neste ano lhe é confiado o comando do 6º Corpo do Exército (Composto de 5 divisões).

1961: Antes de ir para reserva, em 1961, o Gal. Choi esteve à frente da Sétima Divisão Americana , designação efetuada pelo alto comando do Pentágono.

A partir de 1961 até 1972, há um intervalo de onze anos, os quais Gal. Choi se dedica ao Taekwon-Do.

1963: Ocorre a primeira demonstração de Taekwon-Do na sede das Nações Unidas na cidade de Nova Iorque. Em 09 de outubro, o Taekwon-Do participa pela primeira vez na Coréia do 44º Campeonato Nacional.

1965: O Taekwon-Do é introduzido na Alemanha, Itália, Turquia, República Árabe Unida, Malásia e Singapura.

1966: (22 de março) Nasce a ITF (International Taekwon-Do Federation), que uniu todas as organizações que Choi havia fundado quando era embaixador.

1970: O Taekwon-Do ITF é introduzido no Brasil pelo Mestre Sang Min Cho.

1972: Gal. Choi, por questões políticas, emigrou de seu país e fixou residência no Canadá , e com ele, também se foi a ITF.

Em 30 de novembro desse ano, a Associação de Taekwon-Do da Coréia inaugura o centro de treinamento “Kuk Ki Won”.

1973: (28 de maio) O governo da Coréia do Sul funda a World Taekwon-Do Federation (WTF), uma variante esportiva do Taekwon-Do Original, como resposta à decisão do Gal. Choi em não retornar à Coréia do Sul.

1974: Celebra-se o 1º Campeonato Mundial de Taekwon-Do (ITF), em Montreal (Canadá).

Nesse momento, os praticantes nativos dos diferentes países precisam decidir qual caminho seguir: continuar com o General ou transferir-se para WTF. No Brasil, no entanto, a história caminha sem mudanças, com os praticantes aprendendo os “tuls”.

1980: A partir desse ano, as fotos do Gal. Choi são retiradas de todas as academias do Brasil. A explicação dada foi que o General era considerado comunista. Os mestres coreanos foram de certa forma, obrigados a aderir ao movimento da WTF.

1984: A ITF leva sua sede para a Áustria e recebe apoio da Coréia do Norte. Isto aumenta o confronto entre as duas Coréias através do Taekwon-Do.

1990: O Gal. Choi vem ao Brasil pela primeira vez, através do convite das entidades: Associação Santista de Taekwon-Do, Cho Taekwon-Do Center Clube e Centro Brasileiro de Taekwon-Do.

1993 : O confronto entre as duas Coréias nas Olimpíadas é ganha pela Coréia do Sul, ou seja, pela WTF.

Deve-se ressaltar que as técnicas utilizadas entre as duas Federações são bem diferentes, bem como o nome das técnicas. Pode-se dizer que a única coisa igual é o uso do mesmo nome “Taekwon-Do”.

1994: Nova visita do Gal. Choi ao Brasil.

2002: (15 de junho) Morre o fundador do Taekwon-Do, General Choi Hong Hi em Pyongyang, na Coréia do Norte.


Colaboração: Ricardo Tavares
Fonte: http://www.teyang.com.br/

terça-feira, 25 de março de 2008

Língua coreana

"Narani so kaunde ap jirugi"
"Gunnun so an palmok yop makgi"
"Niunja so dung joomuk nopunde yop taerigi"

Noooooaaaasssssaaaaaa!!!!!
Essa é a primeira reação dos alunos iniciantes no Taekwon-Do: "Não entendo o português, não vou entender coreano!".
Não se preocupem! Lógico que de início não é feita tanta cobrança em saber o nome das técnicas em coreano. Aos poucos será ensinado, e por própria curiosidade o aluno vai atrás.
Saibam que a língua coreana é comprovada cientificamente como uma das línguas de mais fácil aprendizagem! E o português uma das mais difíceis!


Acima está o alfabeto coreano, caso tenha alguma curiosidade em conhecer.

Obs: GERALMENTE os comandos que são dados em aula seguem uma sequência:
"Narani so kaunde ap jirugi";
onde narani=paralelo, so=sogui=base
kaunde=seção média do corpo (altura do tronco e abdome)
ap= a frente
jirugui=ataque, soco.

Logo segue-se a ordem: BASE/ALTURA/DIREÇÃO DA TÉCNICA/TÉCNICA.

"Narani so kaunde ap jirugi": Soco a frente na seção média na base paralela.

Apresentando:

E vos apresento nossos novos colaboradores nesse Blog:
Leonardo (vulgo Batata) e o Guilherme.

Eles nos ajudarão a divulgar nossa querida Arte Marcial e a Academia Mocó, com fotos vídeos e notícias.
Afinal 3 cabeças pensam melhor que uma, né? ^^

E continua em aberto meu convite a novos colaboradores, permanentes ou não. Se você tiver alguma notícia relacionada, alguma foto (pode ser sua foto treinando), ou ainda algum vídeo, é só entrar em contato, que com prazer vamos aceitar sua ajuda...

domingo, 23 de março de 2008

Exame de Faixa 2007

Esse exame aconteceu no começo de Dezembro/2007. Um pouco atrasado, mas aí vai as fotos:






Assim que conseguir, eu posto mais...

Índice de Metabolismo Basal (IMB)

Seu IMB, ou índice de metabolismo basal é a energia (medida em calorias) gasta pelo corpo no descanso para manter as funções normais. Esse trabalho contínuo compõe mais de 60-70% das calorias que usamos e inclui o batimento cardíaco, a respiração e a manutenção da temperatura corporal. Seu IMB é influenciado por inúmeros fatores, como idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.
Para quem quiser ter uma idéia de sua necessidade diária de calorias, consegui essa calculadora de IMB.
Lembrando que esse índice varia muito de pessoa para pessoa por vários fatores. Caso queira algo mais detalhado, busque um profissional da área.



OBS: Para medidas em kilogramas e centímetros, mude a medição para de "English" para "Metric".