terça-feira, 17 de março de 2009

Conheça os principais torneios de MMA da atualidade

A modalidade começou como vale-tudo, mas hoje em dia já não vale mais tudo. Ela evoluiu com o passar dos anos e agora é MMA, da sigla em inglês de artes marciais misturadas. Mas nem todos os torneios sobreviveram a essa evolução.
Debandada de lutadores, brigas internas e crises econômicas acabaram com grandes nomes dentro dos eventos de MMA que surgiram no início dos anos 1990, como foi o caso do Pride, que contou com nomes históricos da modalidade, como Mirko Cro Cop.
Vamos mostrar quais são os sobreviventes e os herdeiros no mundo das competições de um dos esportes que mais cresce no mundo.

Criado em 1993, é o mais antigo e mais importante torneio. Atualmente, é uma das principais marcas de eventos esportivos nos EUA e um dos líderes de PayPerView. Ajudou a popularizar o MMA e sobreviveu a todas as crises, contando atualmente com algumas das principais estrelas, como Anderson Silva e Georges St-Pierre


Criado no ano passado sob a chancela de uma das maiores marcas de roupas de MMA, teve apenas duas edições, mas vem ganhando força dentro e fora dos EUA. Sofre por ser muito novo, mas tem como trunfo contar com o russo Fedor Emelianenko em seu quadro, apontado como um dos melhores da modalidade

Criado no ano passado pela mesma empresa de seu antepassado, é o herdeiro do Pride. Também realizado no Japão, está tentando aproveitar essa lacuna. Conta com grandes lutadores, mas nenhum do nível do UFC ou Affliction. Conta com o campeão olímpico de judô Satoshi Ishii.



Apesar de ser um pouco mais antigo, de 2007, é o segundo principal torneio japonês. Organizado pela empresa World Victory Road, entrou na televisão do país no lugar do Pride. Um dos destaques do evento foi a participação do brasileiro Minotouro e do norte-americano Josh Barnett, ex-campeão dos pesos pesados do UFC.



Torneios menores nos EUA  
A força do MMA no país fez com que canais de televisão, tanto abertos como fechados, dessem muito espaço para torneios menores, mas que contam com grande audiência. Strikeforce, WEC (do mesmo dono do UFC), King of the Cage, ou o Bellator FC são alguns dos principais nomes dessa categoria.


Torneios no Brasil
Apesar de historicamente ter alguns dos maiores lutadores da categoria, tanto no passado quanto no presente, o país não conta com torneio fortes de MMA. Um dos mais renomados é Jungle Fight, que apesar de ter revelado grande nomes do MMA brasileiro, sofre para manter seus ringues montados.

By Ricardo Tavares

Um comentário:

Anônimo disse...

Aí Eric...ficou louco....