quarta-feira, 27 de maio de 2009

Coréia do Norte X Coréia do Sul (Uma breve história da Coréia)

Nos últimos dias aumentou-se a tensão entre esses dois países sobre a questão de armamento nuclear.
A Coréia do Norte começou a fazer teste de armamento nuclear. A Organização das Nações Unidas (ONU) condena, e a Coréia do Sul aderiu à iniciativa americana contra o tráfico de armas de destruição em massa, que permite a abordagem de navios suspeitos.
A Coreia do Norte anunciou que responderá com um ataque militar se seus navios forem interceptados e que também não garante a segurança dos navios estrangeiros no Mar Ocidental (Mar Amarelo), onde em anos recentes os dois países mantiveram confrontos armados.
O que tudo nisso tudo pode resultar? Em pequena escala: Uma nova Guerra do Iraque. Em grande escala: III Guerra Mundial, com China tomando partido da Coréia do Norte, e o Estados Unidos da Coréia do Sul.

E que o nosso blog tem a ver com isso?
Apesar do Taekwon-Do ser um presente à humanidade, todos sabemos que originou-se na CORÉIA.
Originalmente eram três reinos, que se tornaram um país, que se tornou os atuais dois.
Eram os três reinos: Silla, Koguryo e Back Je.
Silla, o menor destes reinos, estava sob constante invasão e hostilidade por parte de seus dois vizinhos mais poderosos no norte e oeste.
Há aproximadamente 1300 anos, durante o reinado de Chin Heung (24º rei de Silla), os jovens aristocratas e a classe guerreira formaram um corpo de oficiais de eleite denominados HWARANG-DO.
Hwoarang?
Por incrível que pareça, sim, esse personagem da famosa série de jogo de luta "TEKKEN", foi baseado nesses jovens guerreiros, assim como o Tul (sequência de movimentos contra um adversário imaginário) de 2º Gup (faixa vermelha), nomeado como HWARANG, também é homenagem a esses guerreiros, que tinham treinamento com lança, arco e flecha, espada, várias formas de luta com os pés e mãos ( Tae Kyon e Soo Bak Gi), além da disciplina moral e física.

O Hwarang-Do tornou-se conhecido na península devido a sua coragem e habilidade em combate, ganhando respeito até mesmo de seus adversários mais cruéis. Através dos feitos dos jovens guerreiros, que morriam em plena juventude, entre 14 e 15 anos, a península coreana tornou-se unida pela primeira vez na história.
Durante a ocupação japonesa (1909-1945), quando foi proibida a prática de qualquer arte marcial, um jovem soldado em prisão, treinava e ensinava artes marciais, como o Tae Kyon, aos colegas.
Quem era esse rapaz? CHOI HONG HI.
Quando solto após a ocupação japonesa, então promovido a 2º Tenente, Choi Hong Hi começou a ensinar suas artes marciais para alguns de seus soldados, e em 1955, TAEKWON-DO foi escolhido como o novo nome da Arte Marcial por uma junta de instrutores, historiadores e outras pessoas proeminentes.
Infelizmente também após a ocupação japonesa e ao fim da II Guerra Mundial, a Coréia, assim como a Alemanha e o resto do mundo, foram dividos em capitalistas e socialistas. Estados Unidos e União Soviética, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental... e a "única" divisão que ainda existe:
Coréia do Norte X Coréia do Sul.


O hoje falecido fundador do Taekwon-Do, General Choi Hong Hi, havia criado um Tul que
simboliza seu sonho de uma Coréia unida novamente. O Tul chama-se Tong Il é aprendido no
4º Dan, sendo o último dos 24 Tuls.

Será que no andar da carruagem, um dia esse sonho se tornará realidade?




Um comentário:

liquuid disse...

Post brilhante ! Infelizmente sou cético, não acredito na unificação das koreias nem numa terceira guerra...
A unificação da alemanha , os terceiros mais ricos do mundo só foi possivel por que eles tem muuuuuita grana ... Enquanto a China apoiar a koreia do norte a unificação não será possível.