terça-feira, 7 de outubro de 2008

Artes Marciais

Como existem outras artes marciais, uma breve descrição de cada uma, para que possamos compreender e conhecer melhor:

Jiu Jitsu
Com raízes na Índia e China é caracterizado pelo uso de alavancas, agilidade e flexibilidade na aplicação de técnicas para agarrar, projetar, imobilizar, torcer, luxar, quebrar e estrangular. Procura aproveitar a força e o erro adversário para favorecer a própria estratégia e vencer o combate.

Muay Thaiy
Original da Tailândia onde é considerado um espetáculo a parte e serve ao treinamento do exército. Se baseia no uso livre e variado de braços e pernas em combinação para aplicação de socos, cotoveladas, joelhadas e chutes altos e baixos.

Capoeira
Desenvolvida pelos escravos entre os séculos XVI e XVII no Brasil. Mistura ginga, movimentação constante de braços e pernas, deslocamentos, esquivas, fintas, bandas, rasteiras e muito mais, para ludibriar o adversário e aplicar os golpes.

Judô
Criado no Japão no final do século XIX por Jigoro Kano, com base em suas observações e conhecimentos de outras artes marciais japonesas, se desenvolveu aperfeiçoando, principalmente, as técnicas de projeções e imobilizações.

Boxe
Sua modernização aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVII. No começo as regras tinhas características diferentes das regras atuais: os lutadores enfrentavam seus adversários sem o uso de luvas; aplicavam golpes livres; o tempo era indeterminado; a luta só acabava com desistência ou queda. A mudança nas regras teve como idealizador inicial o campeão da Inglaterra (entre os anos de 1734 e 1740) Jack Broughton. Mais tarde, foram substituídas pelo chamado Código de Londres (1838). Uma nova reformulação em 1867 e, com apenas algumas modificações, regem as competições até hoje.

Esgrima
Um esporte caro, perigoso e que não trabalha muito o físico. Verdade? Se comparada ao futebol, ela é cara sim. Porém, levando-se em conta que ao comprar o material individual para treinar, você vai gastar o mesmo que gastaria se fosse jogar tênis, surfar ou até mesmo correr (dependendo do tênis que usar), não é tão cara assim. Segurança!? A roupa utilizada é feita de Kevlar, o mesmo tecido de coletes a prova de bala, e tem uma máscara de aço trançado que suporta um impacto de até 160 kg. Ela é um dos esportes que mais se preocupa com a proteção de seus praticantes. Não trabalha o físico!? Uma competição pode durar vários dias. Mesmo em treinos, exige um nível de condicionamento, tanto aeróbico como anaeróbico, dos mais refinados... Infelizmente, ainda busca o seu espaço em nosso país.

Bruce Lee - Jeet Kune Do
Ao contrário das Artes Marciais clássicas, não existem séries de regras ou classificação de técnicas que constituam um método distinto de combate Jeet Kune Do. "Aprender não é definitivamente mera imitação, nem é a habilidade de acumular e regurgitar conhecimento fixo. Aprender é um processo constante de descoberta, um processo sem fim. Em JKD começamos não pela acumulação, mas pela descoberta de nossa ignorância, descoberta essa que envolve um processo de desprendimento.", palavras do professor.

Hapkido
"Hap" significa união, "Ki" significa energia interior e exterior e "Do" significa caminho. "HapKiDo" é o caminho da união da força (energia) interior e exterior. Arte Marcial de defesa pessoal coreana, surgiu da junção de vários estilos de lutas, recebendo influências chinesa e japonesa.

Nenhum comentário: